segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

NORBERT WIENER



Norbert Wiener
Em
Deus, Golem & Cia.







“Há pelo menos três aspectos da cibernética, a meu ver, que têm interesse para as questões religiosas.

O primeiro refere-se às máquinas com a capacidade de aprender; o segundo, às máquinas que se reproduzem; e o terceiro, à coordenação entre homem e máquina”.




“O aprendizado a que nos vimos referindo até agora é o aprendizado individual, que se manifesta durante o período em que a pessoa vive.

Há outro tipo de aprendizado, igualmente importante, que é o filogenético, ou aprendizado que se manifesta na história da espécie.

É desse tipo de aprendizado que se trata quando se fala das bases inventadas por Darwin, com sua teoria da seleção natural”.




“Não há procedência em afirmar categoricamente que os processos de reprodução, em seres vivos e em máquinas, nada têm em comum”.




“Já se disse que em todas as guerras os bons generais lutam como se estivessem participando da guerra anterior e os maus generais como se estivessem enfrentando a penúltima.

Em outras palavras, as regras do jogo de guerra nunca estão à altura dos fatos da situação real”.




“O mundo futuro se apresentará como luta cada vez intensa contra as limitações da inteligência humana e não como um leito confortável onde poderemos repousar enquanto somos aguardados por nossos escravos mecânicos”.












WIENER, Norbert. Deus, Golem & Cia. Tradução de Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Editora Cultrix, 1971.

Sobre Norbert Wiener clique no linque abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Norbert_Wiener

Nenhum comentário: