terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TOMÁS DE AQUINO



Tomás de Aquino
Em
O Ente e a Essência.






“O Homem é um animal racional, e não um composto de animal e de racional, tal como dizemos que é composto de alma e de corpo.

De fato, diz-se que o Homem é composto de alma e de corpo, tal como se duas coisas se constitui uma terceira realidade que não é nem uma nem outra.

Efetivamente, o Homem não é a alma nem é o corpo.

Mas se dissermos que o Homem é de alguma maneira composto de animal e de racional, não o será como uma terceira coisa é constituída de duas outras, mas como um terceiro conceito é formado de dois outros.

De fato, o conceito de animal exprime a natureza da coisa sem a determinação de uma forma especial, pelo fato de ser animal em relação à última perfeição.

Por sua vez, o conceito da diferença mencionada, “racional”, consiste na determinação de uma forma especial.

Destes dois conceitos é que se constitui o conceito de espécie ou o de definição.

E por isso, assim como de uma coisa constituída de outras não se predicam as coisas que a constituem, assim também do conceito se não predicam os conceitos que o constituem.

Na verdade, não dizemos que a definição é o gênero ou que é a diferença”.




“Ainda que o gênero signifique toda a essência da espécie não é necessário que diversas espécies de um mesmo gênero tenham uma única essência”.








AQUINO, Tomás de. O Ente e a Essência. Tradutor: Mário Santiago de Carvalho. Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/aquino_tomas_de_ente_et_essentia.pdf

Sobre Tomás de Aquino clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Aquino

Nenhum comentário: