sábado, 10 de abril de 2010

BENTO DE NÚRSIA



Bento de Núrsia
Em
Regras do glorioso Patriarca São Bento.




Capítulo 28 – Daqueles que muitas vezes corrigidos não quiserem emendar-se.


“Se algum irmão freqüentes vezes corrigido por qualquer culpa não se emendar, nem mesmo depois de excomungado, que incida sobre ele uma correção mais severa, isto é, use-se o castigo das varas.

Se nem assim se corrigir, ou se por acaso, o que não aconteça, exaltado pela soberba, quiser mesmo defender suas ações, faça então o Abade como sábio médico: se aplicou as fomentações, os ungüentos das exortações, os medicamentos das divinas Escrituras e enfim a cauterização da excomunhão e das pancadas de vara e vir que nada obtém com sua indústria, aplique então o que é maior; a sua oração e a de todos os irmãos por ele, para que o Senhor, que tudo pode, opere a salvação do irmão enfermo.

Se nem dessa maneira se curar, use já agora o Abade o ferro da amputação, como diz o Apóstolo: “Tirai o mal do meio de vós” e também: “Se o infiel se vai, que se vá”, a fim de que uma ovelha enferma não contagie todo o rebanho”.







Bento de Núrsia. Regras do glorioso Patriarca São Bento. Tradução e notas de Dom João Evangelista Enout, OSB. Disponível em:
http://www.osb.org.br/regra.html

Sobre Bento de Núrsia clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Bento_de_N%C3%BArsia

Um comentário:

Catarina Reis disse...

Acho demasiado radical... os castigos fisicos não são a melhor forma de corrigir, violência apenas gera mais violência.
Bjs Catarina