quinta-feira, 19 de maio de 2011

WIKIPÉDIA

Divagações sobre a criação e a administração deste blog.







Quem já leu alguma das postagens habituais deste blog, sabe que no final aparecerá um linque para a Wikipédia relativo ao autor em pauta.
Alguns dados sobre o autor podem não garantir uma leitura mais ou menos similar a do próprio, mas não atrapalham em nada.
Dentre as enciclopédias on-line disponíveis, sempre me chamou a atenção a abrangência da Wikipédia: tem verbete sobre ”quase” tudo!
Contudo, foi o fato dela permitir um aprimoramento constante – se o leitor discordar do conteúdo de um verbete edite-o e proponha – é como eles dizem (hoje) no verbete “wiki”: “Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web”.

Até hoje, só recebi duas críticas por indicar a wikipédia nas postagens: uma seria pelo fato de existirem bobagens que por estarem no formato “oficial” poderiam levar os usuários menos críticos ao ridículo, a outra pelo tal caráter democrático que enquadraria as definições com a opinião da maioria e não com supostos “fatos”.

A primeira delas tende a um mínimo, pelo fato de que a responsabilidade da besteira continuar on-line passa imediatamente a ser dividida com o discordante: já propôs um texto mais adequado para substituir?

A segunda crítica requer um pouco mais de atenção.
Me parece que não é só na Wikipédia que se adota como conhecimento científico resultados de consensos
Alguns modelos sonhados por mentes brilhantes, longe de serem “comprovados” na realidade foram apenas aceitos pela “maioria” dos seus pares.
Como diria Ariano Suassuna: “Sei lá! Só sei que foi assim”.

Foi muito importante a existência da Wikipédia para nosso blog.
Só tenho a agradecer.

Alunos: desconfiem dos professores que falam mal da Wikipédia...

Um comentário:

Anna Flávia disse...

Diversas vezes minhas buscas pararam na Wikipédia e também não vejo nada de mal em usá-la para tirar dúvidas.


Beijo