sexta-feira, 28 de setembro de 2007

CASSIANO RICARDO

ODE CAMPESTRE
(Cassiano Ricardo)


Aqui, onde ninguém nos escuta,
quero falar do meu amor.
Por abrigo terei esta gruta,
por enfeite terás esta flor.

Um pássaro escuta o que eu falo
e canta para me ajudar.
Mas, toda vez que me calo
fala por mim o eu quieto estar.

Agora vejo que os ramos
estão, de repente, floridos.
As palavras que pronunciamos
adqüiriram, já, outros sentidos.

O eco, por detrás do arvoredo,
com a sua sonora intrujice,
irá contar o meu segredo
e muita coisa que eu não disse.

Que adianta os olhos fechemos?
Noite vermelha nos teus lábios,
o segredo que só nós sabemos
é aquele em que todos são sábios.

Tudo será mais do que é.
Eu criei um novo abismo
com o céu que caiu no chão
e um ramo verde de palavras.





CASSIANO RICARDO. Antologia Poética.Seleção de Rubem Braga. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cassiano_Ricardo