segunda-feira, 24 de setembro de 2007

HEGEL

Hegel
Em

Introdução à História da Filosofia



“A história da filosofia representa a série de espíritos nobres, a galeria dos heróis da razão pensante, os quais, graças a essa razão, lograram penetrar na essência das coisas, da natureza e do espírito, na essência de Deus, conquistando assim com o próprio trabalho o mais precioso tesouro: o do conhecimento humano”.



“Na realidade, tudo o que somos, somo-lo por obra da história; ou, para falar com maior exatidão, do mesmo modo que na história do pensamento o passado é apenas uma parte, assim no presente, o que possuímos de modo permanente está inseparavelmente ligado com o fato da nossa existência histórica.
O patrimônio da razão autoconsciente que nos pertence não surgiu sem preparação, nem cresceu só do solo atual, mas é característica de tal patrimônio o ser herança e, mais propriamente, resultado do trabalho de todas as gerações precedentes do gênero humano”.





HEGEL, G. W. F. “Introdução À História Da Filosofia”. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. In. _________ Hegel. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores).

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel

Um comentário:

Anna Flávia disse...

Assim parece bem interessante essa tal filosofia, mas eu não gosto dela. ;/


Beijo
Que bom que você gostou, viu? Feliz.
Boa semana pra você!