sexta-feira, 21 de setembro de 2007

NIETZSCHE (8)


Nietzche
Em
Assim Falou Zaratustra



“Quando pela primeira vez estive com os homens cometi a loucura do solitário, a grande loucura: fui para a praça pública.”

“E como falava a todos, não falava a ninguém. E de noite tinha por companheiros volatins e cadáveres; eu próprio era quase um cadáver!”

“A nova manhã trouxe-me uma nova verdade: aprendi então a dizer: “Que me importam a praça pública e o povo e as orelhas compridas do povo?”

“Homens superiores, aprendei isso comigo, na praça pública ninguém acredita no homem superior. E se teimais em falar lá, o povo diz: “Todos somos iguais.”

“Homens superiores – assim diz o povo – não há homens superiores: todos somos iguais!; perante Deus um homem não é mais do que outro; todos somos iguais!”

“Perante Deus! Mas agora esse Deus morreu, e perante a população nós não queremos ser iguais. Homens superiores, fugi da praça pública!”




NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra . Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret,1999.

Nenhum comentário: