quinta-feira, 13 de março de 2008

MATIAS AIRES (2)



Matias Aires
Em
Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens


Prólogo Ao Leitor

(trechos)


“Eu que disse mal das vaidades, vim a cair na de ser Autor: verdade é que a maior parte destas Reflexões escrevi sem ter o pensamento naquela vaidade; houve quem a suscitou, mas confesso que consenti sem repugnância, e depois quando quis retroceder, não era tempo, nem conseguir o ser Anônimo.
Foi preciso por o meu nome neste livro, e assim fiquei sem poder negar a minha vaidade.
A confissão de culpa costuma fazer menor a pena”.

“Escrevi das vaidades, mais para instrução minha, que para doutrina dos outros, mais para distinguir as minhas paixões, que para que os outros venham a distinguirem as suas, por isso quis de alguma forma pintar as vaidades com cores lisonjeiras, e que as fizessem menos horríveis, e sombrias, e por conseqüência menos fugitivas da minha lembrança, e do meu conhecimento”.

“Mas se ainda assim fiz mal em tornar das minhas Reflexões um livro, já me não posso emendar por esta vez, senão com prometer, que não hei de fazer outro;...”







AIRES, Matias. Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002989.pdf

Sobre o autor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Matias_Aires

2 comentários:

sonia a. mascaro disse...

Obrigada pelo texto e links, nunca li nada do autor...vou procurar conhecer.

O seu cabeçalho está muito bonito! Linda a foto do Eduardo!

Abraços.

Alessandra Espínola disse...

interessante, me fez pensar que antes de tudo, um autor escreve para si mesmo (?)