sexta-feira, 14 de março de 2008

SCHOPENHAUER (4)



Schopenhauer
Em
Ensaio Acerca Das Mulheres





“A vantagem que a monogamia e as leis que dela resultam concedem à mulher, proclamando-a igual ao homem, o que ela não é, sob nenhum ponto de vista, produz esta conseqüência que os homens sensatos e prudentes hesitam muitas vezes em deixar-se arrastar a tamanho sacrifício, a um pacto tão desigual!

Entre os povos polígamos, cada mulher encontra alguém que se incumbe dela. Entre nós, pelo contrário o número das mulheres casadas é bastante restrito e há um número infinito de mulheres que ficam sem proteção, donzelonas, vegetando tristemente nas classes elevadas da sociedade, pobres criaturas submetidas a trabalhos penosos e rudes, nas classes inferiores.

Ou então se tornam miseráveis prostitutas, arrastando uma vida vergonhosa e levadas pela força das coisas a formarem uma espécie de classe pública e reconhecida, cujo fim especial é preservar dos perigos da sedução, as mulheres felizes que acharam maridos ou que os podem esperar”.






SCHOPENHAUER, Arthur. Amor, Mulheres e Casamento. Tradução de Fernandes Costa. São Paulo: Distribuidora de Publicações, s/data.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Schopenhauer

Um comentário:

Alessandra Espínola disse...

Gosto muito desse autor, mesmo sendo ele considerado machista.