sábado, 12 de abril de 2008

EMPÉDOCLES



Empédocles de Agrigento


Fragmentos




“É próprio dos espíritos baixos desconfiar dos mais fortes”
.

“Bem-aventurado o homem que adquiriu o tesouro da sabedoria divina; desgraçado o que guarda uma opinião obscura sobre os deuses”.


“Não nos é possível colocar (a divindade) ao alcance de nossos olhos ou apanhá-la com as mãos, principais caminhos pelos quais a persuasão penetra o coração do homem.
Pois o seu corpo (da divindade) não é provido de cabeça humana; dois braços não se erguem de seus ombros, nem tem pés, nem ágeis joelhos, nem partes cobertas de cabelos; é apenas um espírito; move-se, santo e sobre-humano, e atravessa todo o cosmos com rápidos pensamentos”.


“Os insensatos!
Seus esforços são destituídos de longos pensamentos, pois crêem que pode ser gerado o que não era ou que alguma coisa possa perecer totalmente e ser destruída”.


“Pois eu já fui moço, e moça, e planta, e pássaro, e um mudo peixe do mar”.


“Quando (os elementos) se compõem e chegam ao éter sob a forma de homem, de animais selvagens, de árvores ou de pássaros, então se diz terem sido gerados; e quando se separam, fala-se de morte dolorosa.
O que é justo não dizem; contudo, eu também falo deste modo, seguindo o costume”.





SANSON, Victorino Félix. Textos de Filosofia. Edição provisória para uso interno. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1974.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emp%C3%A9docles

Nenhum comentário: