quarta-feira, 2 de abril de 2008

LUÍS DE CAMÕES (5)



Voltas a mote alheio. (1598)
(Luís de Camões)




Se me desta for
Eu vos levarei, amor.


Se me for, e vos deixar
(Ponho, por caso, que possa),
Esta alma minha, que é vossa,
Convosco me há de ficar.
Assi[m] que, só por levar
A minha alma, se me for,
Vos levarei meu amor.


Que mal pode maltratar-me
Que convosco seja mal?
Ou que bem pode ser tal
Que sem vós possa alegrar-me?
O mal não pode enojar-me,
O bem me será maior
Se vos levar, meu amor.





CAMÕES, Luís de. Obra Completa. Organização, introdução, comentários e anotações do Prof. Antônio Salgado Júnior. Rio de Janeiro: Companhia Aguilar Editora, 1963.

3 comentários:

L.Reis disse...

Muitas horas passei eu a "estudar" este senhor...para exames, para testes...graças a deus que chegou outra altura da vida em que posso ler Camões apenas por puro prazer!

Anna Flávia disse...

de amor ele sabia escrever muito muito muito.

Alessandra Espínola disse...

me leva amor
amor não gosta de ficar sozinho
amor não faz nada sozinho

Camões é sempre li(n)do!