segunda-feira, 7 de abril de 2008

SUN TZU (3)



Sun Tzu
Em
A Arte da Guerra




(NOVE FATORES VARIÁVEIS)



17 – Há cinco qualidades negativas no caráter de um general.

18 – Se é ousado, pode ser abatido.

19 – Se é covarde, pode ser capturado.

20 – Se é exaltado, pode fazer figura de louco.

21 – Se tem um sentido de honra demasiado delicado, pode ser caluniado.

22 – Se é de natureza misericordiosa, é fácil de perturbar.

23 – Estas cinco características são falhas graves num general, e sempre calamitosas em operações militares.





TZU, Sun. A Arte da Guerra. Tradução de Pietro Nasseti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2006.

Sobre o autor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sun_Tzu

4 comentários:

L.Reis disse...

Isto faz-me pensar na "Guerra do Quotidiano" onde estas mesmas qualidades, cada vez mais, conduzem à nossa "perdição" :)

Anônimo disse...

É dificil ser um BOM general e GANHAR a gurra!

Forte abraço,

Anna Flávia disse...

Comandar não é pra qualquer um...

Rosangela Aliberti disse...

A vida é uma eterna batalha, já dizia Péricles: "O que eu temo não é a estratégia do inimigo, mas os nossos erros." ... e se os erros são uma oportunidade para novos aprendizados que estes sejam assimilados o quanto antes. Dói se machucar na escola da vida. Fecho o pensamento vivendo por hora um dos trechos de Lispector:"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
Obrigada pela partilha, abraço da Rosangela