sexta-feira, 5 de setembro de 2008
MALINOWSKI
Bronislaw Malinowski
Em
Definição de Função
“Em todas as atividades verificamos que o uso de um objeto como parte de um comportamento técnico, legal ou ritualmente determinado leva os seres humanos à satisfação de alguma necessidade.
Os frutos ou raízes são apanhados, o peixe é pescado, os animais são caçados ou apanhados em armadilhas, o gado é ordenhado ou abatido, de modo a fornecer ma matérias primas para a despensa humana.
Esses alimentos são temperados, preparados e cozidos de modo a virem para a mesa. Tudo isso culmina numa refeição individual ou comunal.
A necessidade de nutrição controla uma multiplicidade extrema de processos. É um lugar-comum dizer que a humanidade progride sobre o estômago, que se pode conservar a multidão satisfeita dando-lhe pão assim como circo, e que o fator materialista do suprimento satisfatório de alimentos é um dos determinantes da história e da evolução humanas.
O funcionalismo acrescenta apenas que os motivos que controlam as partes desse processo e que se disseminaram na paixão pela lavoura e pela caça, no interesse ou cobiça por troca e comercialização adequadas, nos impulsos de generosidade e munificiência, devem ser totalmente analisados com referência ao principal impulso: o da fome.
A função global de todo o processo que constitui o aprovisionamento cultural de uma comunidade é a satisfação da necessidade primária biológica da nutrição”.
MALINOWSKI, Bronislaw. Uma Teoria Científica da Cultura. Tradução de José Auto. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1962.
Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bronis%C5%82aw_Malinowski
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito legal,
Me lembrou bem este texto:
" ... Deixa de ser fominha..." , " ... Não pensa com o estômago..."
Bjs!
Denise.
Postar um comentário