sábado, 26 de julho de 2008

DAVID HUME (2)



David Hume
Em
Ensaio Sobre o Entendimento Humano







“O mero filósofo é geralmente uma personalidade pouco admissível no mundo, pois se supõe que ele em nada contribui para o benefício ou para o prazer da sociedade, porquanto vive distante de toda comunicação com os homens e envolto em princípios e noções igualmente distantes de sua compreensão.

Por outro lado, o mero ignorante é ainda mais desprezado, pois não há sinal mais seguro de um espírito grosseiro, numa época e uma nação em que as ciências florescem, do que permanecer inteiramente destituído de toda espécie de gosto por estes nobres entretenimentos.

Supõe-se que o caráter mais perfeito se encontra entre estes dois extremos: conserva igual capacidade e gosto para os livros, para a sociedade e para os negócios; mantém na conversação discernimento e delicadeza que nascem da cultura literária; nos negócios, a probidade e a exatidão que resultam naturalmente de uma filosofia conveniente”.







HUME, David. Ensaio Sobre o Entendimento Humano. Tradução de Anoar Aiex. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000027.pdf

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/David_Hume

2 comentários:

Sei que existes disse...

É possivel que seja mesmo assim...
Beijo grande

Francine Esqueda disse...

Olá!!!
Quanta coisa legal eu ainda nao tinha visto!!! Adorei passar por aqui!!!
Espero que sua semana seja mais que maravilhosa!
Abraços apertados,
FRAN