terça-feira, 15 de julho de 2008

HIPÓCRATES (2)



Hipócrates


Aforismos




“A vida é curta, a Arte é longa, a ocasião fugidia, a experiência enganadora, o julgamento difícil.
È preciso fazermos não somente o que é conveniente, mas, fazermos com que o doente, os assistentes e as coisas exteriores concorram para isto”.


“Uma dieta longa e restrita é perigosa, sempre, nas doenças longas e entre as doenças agudas, naquelas em que não é indicada.
A dieta levada ao extremo de atenuação é prejudicial, como as reparações ao extremo limite são também perigosas”.


“Numa dieta excessivamente rigorosa os doentes cometem infrações, sofrendo mais com isto, porque toda infração, seja qual for, é proporcionalmente maior do que nas dietas um pouco mais nutriente.
Mesmo em estado de saúde, as dietas muito rigorosas, reguladas e limitadas, não são viáveis, porque se suportam as infrações com mais dificuldade; de um modo geral, as dietas longas e restritas são menos eficientes do que as dietas um pouco mais nutrientes”.


“Os velhos suportam mais facilmente o jejum, depois os adultos, em seguida os jovens, as crianças suportam mais dificilmente, principalmente as que revelam mais vivacidade”.


“Deve-se considerar a quem convém dar alimentação uma ou duas vezes, em maior ou em menor quantidade, ou aos poucos, levando em conta o hábito, a estação, o lugar e a idade”.






HIPÓCRATES. Aforismos – Antologia. Tradução: Dr. José Dias de Moraes. São Paulo; Editora Martin Claret, 2003.

Sobre o autor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3crates

2 comentários:

Daniela Peregrino e Fátima Borges disse...

Olá James! Obrigada pela visita novamente.

Olha, deixa eu te perguntar uma coisa: nos seus posts vc sempre cita a wikipedia como uma fonte para ou de pesquisa, eu particularmente não tenho nada contra, até pesquiso de vez em quando. Mas, aqui em Recife, o meio acadêmico não aceita nada que venha da wikipedia, eles dizem que não é fonte científica. Vc, que trabalha com educação, o que acha disso? aí tb tem esse tipo de restrição?

Abraços.

Daniela Peregrino e Fátima Borges disse...

Ok, concordo com vc, mas por enquanto tenho que obedecer meus "mestres". kkkkkk

Está prontissíma, só não foi publicada pq entramos em recesso - a agência de notícias é na faculdade, então em julho todo mundo tira uma folguinha, inclusive nosso professor/editor.

Te mando notícias.