quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ALAN WATTS (7)



Alan Watts
Em
Psicoterapia Oriental & Ocidental.







“Desde Freud a psicoterapia tem-se ocupado da violência causada ao organismo humano e a suas funções pela repressão social.

Sempre que o terapeuta se coloca ao lado da sociedade, ele interpreta o seu trabalho como sendo ajustar o indivíduo e encaminhar os seus “impulsos inconscientes” para a respeitabilidade social.

Mas essa “psicoterapia oficial” carece de integridade e se transforma em instrumento obediente de exércitos, burocracias, igrejas, empresas e de toda instituição que exija lavagem cerebral dos indivíduos.

Por outro lado, o terapeuta interessado em ajudar o indivíduo é forçado à crítica social.

Isso não quer dizer que ele tenha de se empenhar diretamente em revolução política; significa que ele tem de ajudar o indivíduo a se libertar de várias formas de condicionamento social, liberta-lo inclusive do ódio contra esse condicionamento – pois odiar é uma forma de se escravizar ao objeto odiado”.




“As normas de comunicação não são necessariamente as normas do universo, e o homem não é a função ou a identidade que a sociedade lhe impõe”.






Alan Watts foi um dos grandes divulgadores do pensamento zen-budista nos Estados Unidos e na Inglaterra. Recebeu o grau de mestre do Seabury-Western Theological Seminary, em Illinois, e um doutorado honorário em divindade da University of Vermont. Nasceu na Inglaterra, em 1915 e morreu em 1973 nos Estados Unidos.


WATTS, Alan W. Psicoterapia Oriental & Ocidental. Tradução de José Veiga. Rio de Janeiro: Editora Record, s/data (original 1961).

Sobre o autor:
http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Watts

Nenhum comentário: