segunda-feira, 20 de outubro de 2008

HIPÓLITO DA COSTA



Hipólito da Costa
Em
Diário da minha viagem para Filadélfia (1798-1799)







“Uma prova da pobreza das famílias nos Estados Unidos, apesar do grande luxo externo, é a grande quantidade de boardings e lodgings que há em New York, quase todas as casas admitem gente para morar e comer, por uma certa paga: ora, isso não aconteceria se eles tivessem dinheiro; além de que muitas e talvez a maior parte dos borders ou pessoas que vivem nessas casas estranhas são naturais de New York, ora muito poucos trastes e bens têm eles quando se sujeitam a viver em um quarto só, e comigo moram dois que se tratam cavalheiramente e um deles é negociante e os seus bens e trastes se encerram em uma caixa, qualquer que sejam”.



“Os suicídios são muito comuns na América e outro dia um matou a mulher e a si mesmo, não é único nem raro aqui este fenômeno”.



“As mulheres em New York são mais bonitas que em Filadélfia, tendo geralmente bons dentes, o que é raro entre as filadelfianas, porém são muito mais desengraçadas, passeiam com as pontas dos pés para diante, com largas passadas e depressa... Se as senhoras de Lisboa fossem à metade tão lindas, como são as yorkenses, com o seu garbo, seriam umas perfeitas belezas, mas a natureza divide estes dons para os equilibrar”.







COSTA PEREIRA, Hipólito José da. Diário da minha viagem para Filadélfia (1798-1799). Brasília: Senado Federal, 2004.
Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/sf000034.pdf


Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3lito_Jos%C3%A9_da_Costa

Sobre Lodgings:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lodging

Um comentário:

Ly disse...

Obrigada pela visita. Volte sempre!