quinta-feira, 13 de novembro de 2008

AUGUSTO DOS ANJOS (2)



PSICOLOGIA DE UM VENCIDO
(Augusto dos Anjos)






Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme – este operário das ruínas –
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!







ANJOS, Augusto dos. Eu.
Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn00054a.pdf

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_dos_Anjos

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando era adolescente, conheci Augusto dos Anjos... fez muito sentido e me identifiquei com suas pungentes frases.
Quando releio continuo me identificando... creio que ele conseguiu alcançar certas profundidades que outros não arriscaram. Gosto muito, toca minha alma.

Sobre seu comentário no meu blog. Entendo o que vc diz, concordo com o fato que esses rótulos são complicados e tenho pelo menos um amigo que tb coloca as coisas na mesma perspectiva que vc (fazer como elas e ser portanto, ser uma delas). Mas infelizmente vivemos em uma sociedade repleta de pessoas que não querem pensar na liberdade, mas em como se aproveitar da liberdade alheia (e tolhi-la), dai a necessidade de criar esses nichos. Não gosto muito, mas creio que só assim algumas pessoas conseguem se sentir tranquilas para serem elas mesmas.

O site Parada Lésbica é aberto para todos. Só a comunidade que não, sinta-se livre para ler as colunas e visitar o site. :)

Beijos e ótima semana!
;*

Anna Flávia disse...

grátis? vou baixar. gosto do augusto. =)
beijo