segunda-feira, 24 de novembro de 2008

FILOLAU DE CROTONA



Filolau de Crotona

(Fragmentos)

Tradução de Isis L. Borges.





”Com natureza e harmonia, dá-se o seguinte: a essência das coisas, que é eterna, e a própria natureza requerem conhecimento divino e não-humano, e seria absolutamente impossível que alguma das coisas existentes se tornasse conhecida por nós, se não existisse a essência das coisas das quais se constituiu o cosmos, tanto das limitadas como das ilimitadas.

Mas, visto que estes princípios não são iguais, nem de iguais famílias, já seria impossível criar-se um cosmos com eles, se não acrescentasse a harmonia, de qualquer maneira que ela tenha vindo a ser.

As coisas iguais e de iguais famílias em nada precisam, pois, de harmonia; mas as desiguais, não de famílias iguais e não igualmente dispostas, são necessariamente fechadas em tal harmonia que se destinam a se conter numa ordem”.





“A harmonia é a unificação de muitos (elementos) misturados e a concordância dos discordantes”.




“Há certos pensamentos mais fortes que nós”.






SOUSA, José Cavalcante de (seleção de textos e supervisão). Os Pré-socráticos. Dados biográficos de Remberto Francisco Kuhnen; traduções de José Cavalcante de Souza... (et al.). 2ª. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores)

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filolau

Nenhum comentário: