sábado, 10 de janeiro de 2009

MATIAS AIRES (4)



Matias Aires
Em
Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens.




102.

“Não somos firmes no amor, porque em nada podemos ser constantes: continuamente nos vai mudando o tempo; uma hora demais é mais em nós uma mudança.

A cada passo que damos no discurso da vida, imos nascendo de novo, porque a cada passo imos deixando o que fomos, e começamos a ser outros; cada dia nascemos, porque em cada dia mudamos, e quanto mais nascemos desta sorte, tanto mais nos fica perto o fim, que nos espera.

A inconstância que é um ato da alma, ou da vontade, não se faz sem movimento; a natureza não se conserva, e dura, senão porque se muda, e move.

O mundo teve o seu princípio no primeiro impulso, que lhe deu o supremo Artífice; a mesma luz, que é uma bela imagem da Onipotência, toda se compõe de uma matéria trêmula, inconstante e vária.

Tudo vive enfim do movimento; a falta de mudança é o mesmo que falta de vida, e de existência, assim a firmeza é como um atributo essencial da morte”.







AIRES, Matias. Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens. Introdução de Alceu Amoroso Lima. Ilustrações de Santa Rosa. São Paulo: Livraria Martins Editora S. A., 1955.


Texto Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002989.pdf

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matias_Aires

3 comentários:

Lord Broken Pottery disse...

James,
Matias Aires era para mim apenas uma rua. Gostei de tê-lo conhecido.
Grande abraço

nydia bonetti disse...

James
Vim retribuir a visita e gostei demais do teu espaço. Realmente muito especial.
Obrigada
Nydia

L.Reis disse...

...eu não conhecia de todo...já lá diz o ditado: "Parar é morrer!"

(Adorei o novo "look" do pensador :D:D)