segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

OSCAR WILDE (14)



OSCAR WILDE
Em
O RETRATO DE DORIAN GRAY.






“- Não estou rindo, Dorian; pelo menos, não estou rindo de você. Mas não deve dizer: “a aventura romântica mais extraordinária da minha vida”.
Deve dizer: “a primeira aventura romântica da minha vida”.

Será sempre amado, e estará sempre enamorado do amor.
Uma grande paixão é privilégio de quem não tem nada que fazer.
É a única ocupação das classes ociosas de um país.
Não tenha medo. Coisas deliciosas o aguardam.
Isso é somente o começo.

- Pensa então que sou superficial? – exclamou Dorian Gray irritado.
- Não; penso que é muito profundo.
- Que quer dizer com isso?
- Meu caro amigo, os que não amam senão uma vez na vida, são os verdadeiramente superficiais.
O que eles chamam lealdade e fidelidade, eu chamo a letargia do costume ou a falta de imaginação.

A fidelidade é, para a vida emocional, o que a estabilidade é para a vida intelectual, uma simples confissão de fracassos.

Fidelidade! Algum dia vou analisá-la. Acha-se nela a paixão da propriedade.
Há muitas coisas que abandonaríamos se não temêssemos que outros as apanhassem”.





WILDE, Oscar O Retrato de Dorian Gray. In.__________ Obra Completa. Tradução de Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, Ltda., 1961.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande livro. Imortal Oscar!