sábado, 24 de janeiro de 2009

MAX NORDAU (3)



Max Nordau
Em
Mentira matrimonial.





“Goethe compreendeu e definiu maravilhosamente a essência do amor, de modo tal que nada mais podem acrescentar grossos volumes.

Afinidade eletiva.

Esta designação foi extraída da química; ela reúne profundamente grandes processos elementares da natureza ao fato que se passa no homem e que foi misticamente escurecido pela fantasia histérica de poetas sem idéias nem discernimento.

A química chama afinidade eletiva à tendência de dois corpos para se combinarem em novo produto, que em quase todas suas propriedades: cor, estado de agregação, densidade, ação sobre outras matérias, etc., é completamente diferente dos dois corpos primitivos.

Dois corpos que não estão um para o outro em relações de afinidade eletiva podem se conservar eternamente no mais intimo contato, – será uma justaposição sem vida, que não realizará nenhuma nova produção, nenhum efeito dinâmico, nenhum resultado vivo.

Quando dois corpos têm afinidade eletiva, basta aconchega-los um ao outro para provocar imediatamente belos e fecundos fenômenos de atividade”.








NORDAU, Max. As Mentiras Convencionais da Nossa Civilização. Tradução e revisão: Joaquim de Araújo. 3a.Ed. São Paulo: Edições e Publicações Brasil Editora, 1960.

Sobre o autor:
http://en.wikipedia.org/wiki/Max_Nordau

2 comentários:

Unknown disse...

Este espaço é quimica...

Anna Flávia disse...

Taí de onde surgiu o 'faltou química' ou 'eles tem quimica'...