segunda-feira, 20 de julho de 2009

GEORGE BERKELEY (2)



George Berkeley
Em
Princípios do Conhecimento Humano.






“Há quem afirme que a figura, o movimento e o resto das qualidades primárias ou originais existem fora da mente, em substâncias não-pensantes; e quem afirma isto reconhece ao mesmo tempo que as cores, os sons, o calor, o frio e outras qualidades secundárias semelhantes não existem fora da mente.

E nos dizem que ditas qualidades são sensações que unicamente existem na mente e que só dependem e são ocasionadas pelo diferente tamanho, textura e movimento de minúsculas partículas de matéria.

Tomam isso por indubitável verdade, demonstrável sem exceção alguma.

No entanto, se é verdade que essas qualidades originais estão inseparavelmente unidas com as outras qualidades sensíveis e não são suscetíveis, nem sequer no pensamento, de abstrair-se delas, se seguirá claramente que só existem na mente.

Gostaria que todos refletissem e tratassem de ver se, mediante algum tipo de abstração mental, podem conceber a extensão e o movimento de um corpo, prescindindo de todas as demais qualidades sensíveis.

De minha parte, vejo com clareza que não tenho o poder de formar uma idéia de um corpo extenso e móvel, a não ser que dê a esse corpo alguma cor ou alguma outra qualidade sensível que se reconhece como existente só na mente.

Em breve, a extensão, a figura e o movimento, abstraídos de todas as demais qualidades, são inconcebíveis.

Portanto, onde existam as outras qualidades sensíveis, também deverão estar as primeiras; e seu lugar terá de ser a mente, e nenhum outro”.







BERKELEY, George. Princípios do Conhecimento Humano. Tradução: André Campos Mesquita. São Paulo: Escala, 2006.

Sobre George Berkeley clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Berkeley

Um comentário:

Anna Flávia disse...

o nosso abraço! ;)

beijo beijo