sexta-feira, 17 de julho de 2009

SCHLICK (2)



Moritz Schlick
Em
Positivismo e Realismo.






“O objetivo propriamente dito da Filosofia reside em procurar esclarecer o sentido de afirmações e perguntas”.



“Ora, pela análise filosófica não logramos decidir se uma coisa é real, mas somente descobrir o que se quer dizer ao afirmar que a coisa é real.
Se for este o caso ou não, só podemos descobri-lo através dos métodos habituais da vida diária e da ciência, pela experiência”.



“O primeiro passo de todo filosofar e o fundamento de toda reflexão consistem em enxergar que é absolutamente impossível assinalar o sentido de uma afirmação, a não ser descrevendo as condições que devem ocorrer para que a afirmação seja verdadeira”.



“Uma vez que as proposições ou enunciados não constituem outra coisa senão veículos de comunicação, só se pode creditar como sentido o que pode ser comunicado.
Por esta razão insistiria em que o termo “sentido” só pode significar sempre “sentido indicável”.



“A negação da existência de um mundo externo transcendente seria uma proposição tão metafísica quanto a sua afirmação.
Por conseguinte, o Empirismo conseqüente não nega o transcendente, senão que afirma destituídas de sentido, na mesma medida, tanto a negação como a afirmação do transcendente”.










SCHLICK, Moritz. “Positivismo e Realismo”. In. Coletânea de Textos: Schlick e Carnap. Seleção de Paulo Rubén Mariconda. Traduções de Luís João Baraúnas e Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Editora Abril, 1980. (Os Pensadores)

Sobre Moritz Schlick clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moritz_Schlick

Nenhum comentário: