sexta-feira, 24 de julho de 2009

MICHEL FOUCAULT (4)



Michel Foucault
Em
Vigiar e Punir.







“O princípio da moderação das penas, mesmo quando se trata de castigar o inimigo do corpo social, se articula em primeiro lugar como um discurso do coração.

Melhor, ele jorra como um grito do corpo que se revolta ao ver ou ao imaginar crueldades demais.

A formulação do princípio de que a penalidade deve permanecer “humana” é feita, entre os reformadores, na primeira pessoa.

Como se se exprimisse imediatamente a sensibilidade daquele quem fala; como se o corpo do filósofo ou do teórico viesse, entre a fúria do carrasco e do supliciado, afirmar sua própria lei e impô-la finalmente a toda a economia das penas.

Lirismo que manifesta a impotência em encontrar o fundamento racional de um cálculo penal?

Entre o princípio contratual que rejeita o criminoso para fora da sociedade e a imagem do monstro “vomitado” pela natureza, onde encontrar um limite, senão na natureza humana que se manifesta – não no rigor da lei, não na ferocidade do delinqüente – mas na sensibilidade do homem razoável que faz a lei e não comete crimes”.







FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. Disponível em:
http://www.esnips.com/doc/20e834a1-8177-4018-9bef-29b575e5f8ea/Michel...)

Sobre Michel Foucault clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Foucault

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Diante dos erros penais é que temos receito da aplicação de leis severas, como pena de morte ou prisão perpétua. Não acho justo a oportunidade que um criminoso tem de provar a sua inocência, mas se a lei é feita sem olhar a quem, devemos reverter a situação. Vai que um inocente esteja condenado a um crime que não praticou? Bom fim de semana! Beijus

Andreia Alves disse...

Leis, penalidades e justiça são palavras estrangeiras em nosso país!
Temos as leis, mas não quem saiba interpretá-las, logo impossível aplicá-las de modo justo. E com toda corrupção e conivência com o crime...
Obrigada por sua agradável visita!
Beijos te desejo ótimo fim de semana...