quinta-feira, 13 de maio de 2010

JOHANNES HESSEN (2)



Johannes Hessen
Em
Filosofia dos Valores.





“Todo o progresso da cultura consiste num constante avançar e ir mais longe, por parte da humanidade, no Cosmos dos valores e na descoberta de valores novos.

Uma tal descoberta – sabe-se – jamais é uma conquista das massas, mas só dos indivíduos.

É nas grandes personalidades criadoras que se realizam estas descobertas e conquistas.

As massas, pelo contrário, essas permanecem sempre indiferentes à visão solitária que os grandes indivíduos têm dos novos valores.

Geralmente, medem-nos com as suas tradicionais escalas axiológicas, feitas de hábitos rotineiros, e acabam por os rejeitar.

Muitas vezes, sucede até que as massas começam por se revoltar contra a audácia dos gênios que descobriram algum novo valor e pretendem impor-lhes uma nova concepção axiológica.

Estabelece-se assim, muitas vezes, uma luta entre o indivíduo e a sociedade, entre a personalidade e a massa, na qual quem começa por vencer é, não o valor novo, não o Espírito, mas sim a força”.




“O anunciador do valor novo é, em regra, vencido no primeiro combate”.




“Esses valores, que foram consagrados pelo sacrifício da sua vida, vão tornar-se manancial de energias na vida de outros; estarão, apesar de todas as resistências, na consciência da humanidade e levá-la-ão a um nível mais elevado”.











HESSEN, Johannes. Filosofia dos Valores. 4ª. Ed. Tradução e prefácio do Prof. L. Cabral de Moncada. Coimbra: Armênio Amado, Editor, Sucessor, 1974.

Sobre Johannes Hessen clique

http://es.wikipedia.org/wiki/Johannes_Hessen

Nenhum comentário: