quarta-feira, 19 de maio de 2010

JOSÉ INGENIEROS (5)



José Ingenieros
Em
Simulação na Luta pela Vida.






“Em nenhuma outra espécie animal se apresenta sob tão múltiplos aspectos a luta pela vida; só no homem os meios de luta chegam a ser um produto quase puramente intelectual.

E, como é fácil de compreender, a violência física pessoal continua sendo o essencial na luta entre os selvagens, entre as crianças e entre pessoas incultas, ao passo que os meios de luta se tornam mais intelectuais nas sociedades civilizadas, nos adultos e nas pessoas cultas.

Produz-se, em outras palavras, uma evolução que tende a fazer primar as aptidões mentais sobre as aptidões físicas”.




“Entre os homens agregados em grupos sociais que vivem relacionados, a simulação é freqüentíssima como fenômeno consciente e voluntário”.




“Dever-se-ia definir a “educação” como a arte de formar nos homens uma personalidade; vemos, porém, que o uso corrente dá a essa palavra um sentido contrário, dizendo que são mais bem “educados” os indivíduos que, por sua refinada aptidão para fingir, conseguem dissimular completamente sua personalidade própria, sem nunca a fazer sobressair sobre os demais”.




“Não importa que esse hábito de parecer destrua no homem toda capacidade para ser; a sociedade não vacila em sacrificar os indivíduos ao interesse da espécie, da mesma forma que as demais colônias animais”.









INGENIEROS, José. As Forças Morais / Simulação na Luta pela Vida. Sem indicação do tradutor. Rio de Janeiro: Editora MELSO Soc. Anônima, s/data.

Sobre José Ingenieros clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Ingenieros

Nenhum comentário: