quinta-feira, 10 de junho de 2010

HEGEL (5)



Hegel
Em
A Razão na História.






“Embora se deva dizer que exemplos de bons feitos elevam a alma e deveriam ser usados na instrução moral das crianças de modo a nelas deixar impressa a virtude moral, o destino dos povos e nações – seus interesses, suas condições e seus complicados negócios – é uma questão diferente.

Em geral se aconselha a governadores, estadistas e povos a aprenderem a partir das experiências da história.

Mas o que a experiência e a história ensinam é que os povos e governos até agora jamais aprenderam a partir da história, muito menos agiram segundo as suas lições.

Cada época tem suas próprias condições e está em uma sitruação individual; as decisões devem e podem ser tomadas apenas na própria época, de acordo com ela.

No torvelinho das questões mundiais nenhum princípio universal e nenhuma memória de condições semelhantes poderá ajudar-nos – uma reminiscência imprecisa não tem força contra a vitalidade e a liberdade do presente”.







HEGEL, G. W. F. A Razão na História. Introdução de Robert S. Hartman. Tradução de Beatriz Sidon. São Paulo: Centauro, 2001. Disponível em: http://www.4shared.com/document/A6IkFrpw/HEGEL_A_razo_na_histria_uma_in.html

Sobre Hegel clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel

Nenhum comentário: