quarta-feira, 9 de junho de 2010

THEODOR ADORNO / MAX HORKHEIMER (2)

Theodor Adorno e Max Horkheimer
Em
O Iluminismo como mistificação das massas.





“A racionalidade técnica hoje é a racionalidade da própria dominação, é o caráter repressivo da sociedade que se auto-aliena.

Automóveis, bombas e filmes mantêm o todo até que seu elemento nivelador repercuta sobre a própria injustiça a que servia”.




“Distinções enfáticas, como entre filmes de classe A e B, ou entre histórias em revistas de diferentes preços, não são tão fundadas na realidade, antes, servem para classificar e organizar os consumidores a fim de padronizá-los.

Para todos alguma coisa é prevista, a fim de que nenhum possa escapar; as diferenças vêm cunhadas e difundidas artificialmente.

O fato de oferecer ao público uma hierarquia de qualidades em série serve somente a quantificação mais completa, cada um deve se comportar, por assim dizer, espontaneamente, segundo o seu nível, determinado a priori por índices estatísticos, e dirigir-se à categoria de produtos de massa que foi preparada para o seu tipo”.




“A idéia de “exaurir” as possibilidades técnicas dadas, de utilizar plenamente as capacidades existentes para o consumo estético da massa, faz parte do sistema econômico que se recusa a utilizar suas capacidades quando se trata de eliminar a fome”.




“A estupidez progressiva deve manter o passo com o progresso da inteligência.
Na época da estatística as massas são tão ingênuas que chegam a se identificar com o milionário no filme, e tão obtusas que não se permitem o mínimo desvio da lei dos grandes números.
A ideologia se esconde atrás do cálculo das probabilidades”.






ADORNO, T., HORKHEIMER, M. “O Iluminismo como mistificação das massas”. Tradução de Juba Elisabeth Levy. In. ADORNO, T. Indústria Cultural e Sociedade. Traduzido por Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Disponível em:
http://ebooksgratis.com.br/livros-ebooks-gratis/tecnicos-e-cientificos/comucacao-industria-cultural-e-sociedade-theodor-adorno/


Sobre os autores clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Theodor_Adorno

http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Horkheimer

Nenhum comentário: