quinta-feira, 3 de junho de 2010

LEV VYGOTSKY



Lev Vygotsky
Em
Pensamento e Linguagem.





“A formação dos conceitos é resultado de uma complexa atividade em que todas as funções intelectuais fundamentais participam.

No entanto, este processo não pode ser reduzido à associação, à tendência, à imagética, à inferência ou às tendências determinantes.

Todas estas funções são indispensáveis, mas não são suficientes se não se empregar o signo ou a palavra, como meios pelos quais dirigimos as nossas operações mentais, controlamos o seu curso e o canalizamos para a solução do problema com que nos defrontamos.


A presença de um problema que exige a formação de conceitos não pode por si só ser considerada como causa do processo, embora as tarefas que a sociedade coloca aos jovens quando estes entram no mundo cultural, profissional e cívico dos adultos sejam um importante fator para a emergência do pensamento conceitual.

Se o meio ambiente não coloca os adolescentes perante tais tarefas, se não lhes fizer novas exigências e não estimular o seu intelecto, obrigando-os a defrontarem-se com uma sequência de novos objetivos, o seu pensamento não conseguirá atingir os estágios de desenvolvimento mais elevados, ou atingi-lo-á apenas com grande atraso”.




“Mesmo nos bebês muito pequenos, os objetos ou as figuras que apresentam certos traços comuns evocam respostas semelhantes.

No mais precoce estágio pré-verbal as crianças esperam nitidamente que situações semelhantes conduzam a desfechos semelhantes.

A partir do momento em que uma criança associou uma palavra com um objeto, facilmente se aplica a um novo objeto que a impressiona por, em certos aspectos, ser semelhante ao primeiro”.




“As nossas investigações mostraram que um conceito se forma não através do jogo mútuo das associações, mas através de uma operação intelectual em que todas as funções mentais elementares participam numa combinação específica.

Esta operação é orientada pela utilização das palavras como meios para centrar ativamente a atenção, para abstrair certos traços, sintetizá-los e representá-los por meio de símbolos”.









VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. Sem indicação do tradutor. Disponível em:
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf

Sobre Lev Vygotsky clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky

Nenhum comentário: