sábado, 19 de junho de 2010

PIERRE LÉVY (4)



Pierre Lévy
Em
Cibercultura.







“Por trás das técnicas agem e reagem idéias, projetos sociais, utopias, interesses econômicos, estratégias de poder, toda a gama dos jogos dos homens em sociedade.

Portanto, qualquer atribuição de um sentido único à técnica só pode ser dúbia.

A ambivalência ou a multiplicidade das significações e dos projetos que envolvem as técnicas são particularmente evidentes no caso do digital.

O desenvolvimento das cibertecnologias é encorajado por Estados que perseguem a potência, em geral, e a supremacia militar em particular.

É também uma das grandes questões da competição econômica mundial entre as firmas gigantes da eletrônica e do software, entre os grandes conjuntos geo-políticos.

Mas também responde aos propósitos de desenvolvedores e usuários que procuram aumentar a autonomia dos indivíduos e multiplicar suas faculdades cognitivas.

Encarna, por fim, o ideal de cientistas, de artistas, de gerentes ou de ativistas da rede que desejam melhorar a colaboração entre as pessoas, que exploram e dão vida a diferentes formas de inteligência coletiva e distribuída.

Esses projetos heterogêneos diversas vezes entram em conflito uns com os outros, mas com maior freqüência alimentam-se e reforçam-se mutuamente.



A dificuldade de analisar concretamente as implicações sociais e culturais da informática ou da multimídia é multiplicada pela ausência radical de estabilidade neste domínio”.







LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/11036046/Cibercultura-Pierre-Levy


Sobre Pierre Lévy clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy

Nenhum comentário: