terça-feira, 6 de julho de 2010
DOM HÉLDER CÂMARA
Dom Hélder Câmara
Em
Oração do Paraninfo dos Bacharéis e Licenciados na Faculdade de Filosofia.
“Permiti, meus amigos, que eu vos lembre que deixar de ser aluno não é sinônimo de deixar de ser estudante, receber um diploma não é adquirir o direito absurdo de fechar os livros, mas assumir o encargo solene de sempre estudar e sempre progredir”.
“Crescer em sabedoria é ver aumentada a fome de aprender e aprimorando sempre mais o sabor intelectual”.
“Por mais complexa que pareça, a criatura humana é pequena e frágil”.
“Os teóricos do amor livre podem deblatear quanto quiserem – jamais conseguirão extirpar da terra a organização familiar”.
“Em nome da justiça, revoltamo-nos vendo ameaçado o direito de propriedade – os culpados somos nós que usamos mal esse direito e encobrimos injustiças sociais gritantes com esmolas generosas e espetaculares”.
“Os homens tomam como verdades inteiras fragmentos de verdade que brilharam para eles como bolas de vidro ou pedaços de espelho que a criança descobriu e não consente em largar”.
CÂMARA, Padre Helder. Oração do Paraninfo dos Bacharéis e Licenciados na Faculdade de Filosofia. Anuário das Faculdades Católicas – 1944. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 1945. Disponível em: http://www.ccpg.puc-rio.br/nucleodememoria/dhc/textos/1944oracaoparaninfo.pdf
Sobre Dom Hélder clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lder_C%C3%A2mara
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário