quarta-feira, 14 de julho de 2010

FRIEDRICH HAYEK (2)



Friedrich Hayek
Em
O Caminho da Servidão.






“Os acontecimentos contemporâneos diferem dos históricos porque desconhecemos os resultados que irão produzir”.



“Uma combinação acidental de vivência e interesse muitas vezes revelará a um homem certos aspectos dos acontecimentos que poucos terão visto”.



“Se, a longo prazo, somos os criadores do nosso destino, de imediato somos escravos das idéias que criamos”.



“Ainda julgamos que os ideais pelos quais nos pautamos, e que nortearam a geração passada, só se realizarão no futuro, e não percebemos o quanto, nestes últimos vinte e cinco anos, eles já transformaram não apenas o mundo mas também este país”.



“O individualismo, que a partir dos elementos fornecidos pelo cristianismo e pela filosofia da antiguidade clássica pode desenvolver-se pela primeira vez em sua forma plena durante a Renascença e desde então evoluiu e penetrou na chamada civilização ocidental, tem como características essenciais o respeito pelo indivíduo como ser humano, isto é, o reconhecimento da supremacia de suas preferências e opiniões na esfera individual, por mais limitada que esta possa ser, e a convicção de que é desejável que os indivíduos desenvolvam dotes e inclinações pessoais”.



“Em nenhum sistema racionalmente defensável seria possível o Estado ficar sem qualquer função”.








HAYEK, F. O caminho da servidão. Tradução e revisão: Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990. Disponível em:
http://www.ordemlivre.org/files/hayek-ocaminhodaservidao.pdf

Sobre Friedrich Hayek clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Hayek

Nenhum comentário: