sexta-feira, 9 de julho de 2010

SCHOPENHAUER (7)



Schopenhauer
Em
Sobre a erudição e os eruditos.







“Quando observamos a quantidade e a variedade dos estabelecimentos de ensino e de aprendizado, assim como o grande número de alunos e professores, é possível acreditar que a espécie humana dá muita importância à instrução e à verdade.

Entretanto, nesse caso, as aparências também enganam.

Os professores ensinam para ganhar dinheiro e não se esforçam pela sabedoria, mas pelo crédito que ganham dando a impressão de possuí-la.

E os alunos não aprendem para ganhar conhecimento e se instruir, mas para poder tagarelar e para ganhar ares de importantes”.




“Assim como as atividades de ler e aprender, quando em excesso, são prejudiciais ao pensamento próprio, as de escrever e ensinar em demasia também desacostumam os homens da clareza e profundidade do saber e da compreensão, uma vez que não lhes sobra tempo para obtê-los”.




“Não é possível alimentar os outros com restos não digeridos, mas só com o leite que se formou a partir do próprio sangue”.




“O grande público culto busca viver bem e se distrair, por isso deixa de lado o que não é romance, comédia ou poesia”.




“Como demora muito para que a humanidade chegue a descobrir a quem ela deve conceder sua atenção, o professor e o erudito independente podem realizar seu trabalho paralelamente.

De um modo geral, a forragem da cocheira dos professores é a mais apropriada para esses ruminantes.

Em contrapartida, aqueles que recebem o seu alimento das mãos da natureza preferem o ar livre”.











SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de escrever. Tradução, organização, prefácio e notas de Pedro Sussekind. Porto Alegre: L & PM, 2009. Disponível em: http://www.4shared.com/document/Zd7idP8m/SCHOPENHAUER_Arthur_A_arte_de_.htm


Sobre Schopenhauer clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Schopenhauer

Nenhum comentário: