segunda-feira, 18 de outubro de 2010

AGOSTINHO DE HIPONA (4)



Santo Agostinho
Em
A Trindade.





“Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção”.





“Penso com razão, que alguns mais tardos de inteligência vão opinar, em certas passagens de meus livros que eu disse aquilo que não disse; ou que não disse o que disse”.





“A contemplação é a recompensa da fé”.





“Há duas coisas dificilmente toleráveis no erro humano.
São elas: a presunção, antes de ser esclarecida a verdade; e a obstinação no erro, fruto da presunção, após a manifestação da verdade”.





“Desejo deveras que, para todos os meus escritos, haja não só um leitor piedoso, mas também um crítico imparcial.
Contudo estes são os que mais quero e oxalá a magnitude da questão em estudo encontre tantos investigadores quantos são os contestadores.
Entretanto, assim como não quero um leitor que tudo aceita, não quero também um crítico convencido de si mesmo”.





“O gênero humano sói ter em grande estima a ciência das coisas da terra e as do céu.
Levam, entretanto, grande vantagem aqueles que preferem o conhecimento de si mesmos ao dessas ciências”.









Agostinho, Santo. A Trindade. Tradução Agustino Bielmonte. São Paulo: Paulus, 1994.

Sobre Agostinho de Hipona clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona