sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CELESTE ZENHA (2)



Celeste Zenha
Em
Comentário 1.





“Que são conceitos?
Palavras especiais que ganham determinado sentido, de acordo com o discurso ao qual se integram.
Abstrações que podem ser convertidas em variáveis de uma equação ou ainda podem ser utilizadas como ferramentas menos precisas, e nem por isso menos úteis.
Categorias regidas por normas discursivas, emitidas por determinados lugares de sujeito, e que transitam por certos dispositivos de poder.

É certo que, ao invés de atávicas camisas-de-força, esses instrumentos de pensar resultantes de operações lógicas e racionais, devem atuar como auxiliares eficazes no trabalho de construção do discurso histórico.
E, para além de perceber sentidos e empregos falsos ou errados, o historiador deve deixar aflorar uma multiplicidade de sentidos historicamente contextualizados e possíveis.

Sem dúvida alguma, o emprego dessas categorias lógicas como universais desprovidas de historicidade, como se possuíssem uma validade atemporal, uma capacidade de espelhar algumas das qualidades inerentes à Humanidade, mostra-se pouco adequado ao trabalho do historiador”.






ZENHA, Celeste. Comentário 1. Anais do Museu Paulista. São Paulo. vol. 4, n. 1 p.29-35 jan./dez. 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/anaismp/v4n1/a03v4n1.pdf

(Dois anos de saudade...)

Nenhum comentário: