quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CARL SAGAN



Carl Sagan
Em
O mundo assombrado pelos demônios.





“Não sei até que ponto a ignorância em ciência e matemática contribuiu para o declínio da Atenas antiga, mas sei que as conseqüências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior”.





“É um desafio supremo para o divulgador da ciência deixar bem clara a história real e tortuosa das grandes descobertas, bem como os equívocos e, por vezes, a recusa obstinada de seus profissionais a tomar outro caminho”.





“Os seres humanos podem ansiar pela certeza absoluta; podem aspirar a alcançá-la, podem fingir, como fazem os partidários de certas religiões, que a atingiram.

Mas a história da ciência – de longe o mais bem-sucedido conhecimento acessível aos humanos – ensina que o máximo que podemos esperar é um aperfeiçoamento sucessivo de nosso entendimento, um aprendizado por meio de nossos erros, uma abordagem assintótica do Universo, mas com a condição de que a certeza absoluta sempre nos escapará”.





“Um extraterrestre, recém-chegado à Terra – examinando o que em geral apresentamos às nossas crianças na televisão, no rádio, no cinema, nos jornais, nas revistas, nas histórias em quadrinhos e em muitos livros – poderia facilmente concluir que fazemos questão de lhes ensinar assassinatos, estupros, crueldades, superstições, credulidade e consumismo”.





“Não é preciso um diploma de nível superior para conhecer a fundo os princípios do ceticismo, como bem demonstram muitos compradores de carros usados que fazem bons negócios”.





“Estaríamos certamente perdendo algo importante sobre a nossa natureza, se nos recusássemos a enfrentar o fato de que as alucinações são uma característica humana”.







SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/36887721/Carl-Sagan-O-Mundo-Assombrado-Pelos-Demonios

Sobre Carl Sagan clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan

Nenhum comentário: