sábado, 27 de novembro de 2010

MICHEL DE CERTEAU (2)



Michel de Certeau
Em
A escrita da história.





“Se, por um lado, a história tem como função exprimir a posição de uma geração com respeito às precedentes, dizendo: “Eu não sou isto”, acrescenta sempre, a esta afirmativa, um complemento não menos perigoso, que faz uma sociedade confessar: “Eu sou outra coisa além daquilo que quero, e sou determinada por aquilo que denego”.

A história atesta uma autonomia e uma dependência cujas proporções variam segundo os meios sociais e as situações políticas que presidem à sua elaboração.

Sob a forma de um trabalho imanente ao desenvolvimento humano, assume o lugar dos mitos através dos quais uma sociedade representava as relações ambíguas com as suas origens, e, através de uma história violenta dos Começos, suas relações com ela mesma”.





“Como o veículo saído de uma fabrica, o estudo histórico está muito mais ligado ao complexo de uma fabricação específica e coletiva do que ao estatuto de efeito de uma filosofia pessoal ou à ressurgência de uma “realidade” passada.

É o produto de um lugar”.





“Não existe relato histórico no qual não esteja explicitada a relação com um corpo social e com uma instituição de saber”.





“Assim, pode-se dizer que ela (a escrita histórica) faz mortos para que os vivos existam.

Mais exatamente, ela recebe os mortos, feitos por uma mudança social, a fim de que seja marcado o espaço aberto por esse passado e para que, no entanto, permaneça possível articular o que surge com o que desaparece.

Nomear os ausentes da casa e introduzi-los na linguagem escrituraria é liberar o apartamento para os vivos, através de um ato de comunicação, que combina a ausência dos vivos na linguagem com a ausência dos mortos na casa.

Desta maneira, uma sociedade se dá um presente graças a uma escrita histórica”.







CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica de Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982. Disponível em: http://www.4shared.com/get/lk1qcgNF/Michel_de_Certeau_-_A_Escrita_.html;jsessionid=3334EC648DC7D870D67CCAB5E06DCDB5.dc214

Sobre Michel de Certeau clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_de_Certeau

Nenhum comentário: