sexta-feira, 12 de novembro de 2010

EVANS-PRITCHARD



Evans-Pritchard
Em
Os Nuer do sul do Sudão.






“Se um homem tem a razão do seu lado, e, por virtude disso, obtém o apoio dos seus parentes e eles estão preparados pra usar a força, tem uma boa probabilidade de obter o que lhe é devido, se as partes viverem perto uma da outra”.




“Embora em qualquer altura alguns membros possam ter mais gado e cereal do que os outros, e estes sejam a sua propriedade privada, as pessoas comem nas casas uns dos outros, em festas e refeições vulgares, os alimentos são de outras maneiras divididos, numa tal proporção que poderá falar-se de provisões comuns”.





“A definição mais simples afirma que uma tribo é a mais larga comunidade que considera que as disputas entre os seus membros devem ser resolvidas por arbitragem e que deve unir-se contra outras comunidades da mesma espécie e contra estrangeiros”.





“A força da “lei” varia com a posição das partes na estrutura política, e assim a “lei” Nuer é essencialmente relativa, como a própria estrutura”.








Evans-Pritchard. “Os Nuer do sul do Sudão”. In. M. Fortes & Evans-Pritchard. Sistemas Políticos Africanos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1981.

Sobre Evans-Pritchard clique
http://en.wikipedia.org/wiki/E._E._Evans-Pritchard