sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PIERRE BOURDIEU



Pierre Bourdieu
Em
O Poder Simbólico.





“As diferentes classes e frações de classes estão envolvidas numa luta propriamente simbólica para imporem definição do mundo social mais conforme aos seus interesses, e imporem o campo das tomadas de posições ideológicas reproduzindo em forma transfigurada o campo das posições sociais”.





“O cume da arte, em ciências sociais, está sem dúvida em ser-se capaz de por em jogo “coisas teóricas” muito importantes a respeito de objetos ditos “empíricos” muito precisos, frequentemente menores em aparência, e até mesmo um pouco irrisórios.

Tem-se demasiada tendência para crer, em ciências sociais, que a importância social ou política do objeto é por si mesmo suficiente par dar fundamento à importância do discurso que lhe é consagrado”.





“Construir um objeto científico é, antes de mais e sobretudo, romper com o senso comum, quer dizer, com representações partilhadas por todos, quer se trate dos simples lugares-comuns da existência vulgar, quer se trate das representações oficiais, frequentemente inscritas nas instituições, logo, ao mesmo tempo na objetividade das organizações sociais e nos cérebros”.





“A capacidade de reproduzir ativamente os melhores produtos dos pensadores do passado pondo a funcionar os instrumentos de produção que eles deixaram é a condição do acesso a um pensamento realmente produtivo”.





“Só podemos produzir a verdade do interesse se aceitarmos questionar o interesse pela verdade e se estivermos dispostos a por em risco a ciência e a respeitabilidade científica fazendo da ciência o instrumento do seu próprio por-se-em causa”.





“O poder simbólico é um poder que aquele que lhe está sujeito dá àquele que o exerce, um crédito com que ele o credita, uma fides, uma auctoritas, que ele lhe confia pondo nele a sua confiança.

É um poder que existe porque aquele que lhe está sujeito crê que ele existe”.






BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1998. Disponível em: http://www.4shared.com/document/DO7io40_/BOURDIEU_Pierre_O_poder_simbli.html

Sobre Pierre Bourdieu clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu

Nenhum comentário: