quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AVICENA



Avicena
Em
A Filosofia e sua divisão.







“A filosofia é o aperfeiçoamento da alma humana através da apreensão das coisas e a confirmação das verdades especulativas e práticas, de acordo com a capacidade humana”.





“Quanto à ética, seu benefício é ensinar as virtudes e o como adquiri-las para que, por intermédio delas, a alma possa purificar-se; para conhecer o vil e saber como este ocorre afim de que a alma possa purificar-se do mesmo”.





“O homem pertence aos animais.

Lhe é própria, porém, uma alma humana denominada alma racional, sendo a racionalidade a mais célebre de suas ações e o seu primeiro vestígio peculiar”.





“Quem percebe os inteligíveis, e nesse caso é a alma humana, é uma substância que não se associa à matéria; é isenta de corpos, sua essência é isolada pela substância e pelo intelecto”.





“A alma tem ações próprias e aceitação da forma inteligida, cuja forma não cessa no corpo.

A substância, em função de seu isolamento, é, então, o lugar desta forma”.







IBN SINA (AVICENA). A Filosofia e sua divisão. Tradução de Jamil Ibrahim Iskandar. In. MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-Pr., 2009. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/31806345/Antologia-PDF-13012010

Sobre Avicena clique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avicena

Um comentário:

vanessa cony disse...

James,confesso que a filosofia é paramim uma grande interrogação.Acredito até que já a vivo de alguma maneira mesmo sem me dar conta de sua presença.Espero que passeando por aqui possa aprender algo.Abraços!!!