quinta-feira, 19 de junho de 2008

BERTRAND RUSSELL



Bertrand Russell
Em
A filosofia entre a religião e a ciência.





“Todo conhecimento definido – eu o afirmaria – pertence à ciência: e todo dogma quanto ao que ultrapassa o conhecimento definido, pertence à teologia.
Mas entre a teologia e a ciência existe uma Terra de Ninguém, exposta aos ataques de ambos os campos: essa Terra de Ninguém é a filosofia”.


“A ciência diz-nos o que podemos saber, mas o que podemos saber é muito pouco e, se esquecemos quanto nos é impossível saber, tornamo-nos insensíveis a muitas coisas sumamente importantes.
A teologia, por outro lado, nos induz à crença dogmática de que temos conhecimento de coisas que na realidade ignoramos e, por isso, gera uma espécie de insolência impertinente com respeito ao universo”.


“Desde que o homem se tornou capaz de livre especulação, suas ações, em muitos aspectos importantes, têm dependido de teorias relativas ao mundo e à vida humana, relativas ao bem e ao mal.
Isto é tão verdadeiro em nossos dias como em qualquer época anterior.
Para compreender uma época ou uma nação, devemos compreender sua filosofia e, para que compreendamos sua filosofia, temos de ser, até certo ponto, filósofos”.





RUSSELL, Bertrand. A filosofia entre a religião e a ciência. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000061.pdf

Sobre o autor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertrand_Russell

Nenhum comentário: