quinta-feira, 12 de junho de 2008

DIA DOS NAMORADOS (2)



São Gonçalo do Amarante
(Jaguarão / Leonel)






Mandei chamar São Gonçalo
Que viesse nesta hora
Que viesse nesta casa
Com a virgem Nossa Senhora

Mandei chamar São Gonçalo
Que viesse a toda pressa
Que viesse nesta casa
Receber sua promessa

Ai vem o São Gonçalo
Entre flor e maravilha
Quem dançar pra São Gonçalo
Há de amanhecer o dia

São Gonçalo do Amarante
Casamenteiro das velhas
Porque não casai as moças
Que mal lhe fizeram elas?

São Gonçalo desceu do céu
Com a sua viola no peito
Quem dançar pra São Gonçalo
Há de amanhecer o dia

São Gonçalo do Amarante
Casamenteiro das velhas
Porque não casai as moças
Que mal lhe fizeram elas?

São Gonçalo desceu do céu
Com a sua viola no peito
Quem dançar pra São Gonçalo
Dance com todo o respeito

São Gonçalo do Amarante
O fazedor de pau-de-pinho
Que me de força nas pernas
Que nem São Gonçalo tinha

São Gonçalo desceu do céu
Sentado numa tripeça
Terminado esses versos
Já cumpri minha promessa





Sobre São Gonçalo do Amarante:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beato_Gon%C3%A7alo_de_Amarante

2 comentários:

Leila disse...

Muito bom...Aonde voce achou esta perola?

Helena disse...

O dia dos namorados em Portugal foi no dia 14 de Fevereiro.

Hoje é dia de Santo António para os Lisboetas.

Este poema tem uma graça tão doce, assim como que cantada por alguém do povo. Tem um misto de breijeirice que lhe dá um encanto especial.
Gostei, como de resto gosto sempre de aqui me deixar parar.

Tenho uma gracinha ali por casa, convido o James a me ir visitar.

Abraço.