segunda-feira, 23 de junho de 2008

MAX NORDAU (2)



Max Nordau
Em
Mentira Política






“O excesso moderno de governo, os documentos, os protocolos e funcionalismo, as proibições e licenças sem fim, não protegem a vida e a propriedade do indivíduo mais do que faria a ausência de todo esse aparelho complicado.
Em troca de todos os sacrifícios de sangue, de dinheiro e de liberdade que o cidadão faz ao Estado, não recebe deste outros auxílios senão a justiça por toda a parte demasiado lenta e dispendiosa, e a instrução, que está longe de ser acessível a todos no mesmo grau”.


“Dizer que a liberdade do indivíduo é enfraquecida em atenção aos direito de outrem, é mau gracejo, essa suposta atenção não impede que os indivíduos sejam oprimidos e priva todos da maior parte da sua liberdade natural, a lei exerce de improviso e constantemente sobre todo o cidadão o constrangimento que, sem ela, algumas naturezas impetuosas exerceriam somente talvez, em casos excepcionais, sobre alguns”.


“A qualidade necessária para tornar-se chefe de partido é à vontade.
É dom que nada tem em comum com a inteligência, a fantasia, a previdência, a grandeza da alma.
A vontade poderosa pode caminhar de par com o espírito acanhado, a baixeza de sentimentos, a deslealdade, o egoísmo e a malvadeza; é a força orgânica que pode pertencer a um facínora, como o homem mais insignificante ou mais corrupto pode ter estatura alta e grande força muscular.
Demais sejam quais forem suas qualidades, o homem que possui vontade mais poderosa será necessariamente o primeiro em uma assembléia, o chefe e o senhor”.








NORDAU, Max. As Mentiras Convencionais da Nossa Civilização. Tradução e revisão: Joaquim de Araújo. 3a.Ed. São Paulo: Edições e Publicações Brasil Editora, 1960.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Nordau

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante. Não conhecia o autor!

Forte abraço