terça-feira, 10 de junho de 2008

CLAUSEWITZ (3)



Clausewitz
Em
O Estratagema






“O estratagema envolve um propósito escondido; é usado nas guerras para enganar e confundir o inimigo.
É o oposto da ação às claras, do mesmo modo que a sagacidade é o oposto da prova direta.
Não tem nenhuma similaridade com meios de persuasão, interesse próprio, força, mas tem a ver com fraude, que, da mesma forma, tem um objetivo escondido.
É semelhante à fraude no momento em que é executado, porém, ao mesmo tempo é diferente do que costumamos vulgarmente chamar de fraude, porque não existe quebra direta de palavra.
Alguém que comete fraude por estratagema leva a pessoa a quem quer enganar a cometer erros de entendimento, que, no final, desembocam em um determinado resultado, que causa uma repentina mudança na forma como essa pessoa vê as coisas em questão.
Então, podemos dizer que a esperteza é um ardil com idéias e conceitos, e o estratagema é um ardil com ações”.


“À primeira vista, parece que não foi inadequadamente que a estratégia derivou o seu nome de estratagema; e que, mesmo com todas as mudanças, verdadeiras e aparentes, que toda a estrutura da guerra sofreu desde a época dos gregos, esse termo ainda aponta para o seu real caráter”.


“Se considerarmos que cabe à tática a real aplicação do golpe, a batalha propriamente dita, e à estratégia, a arte de usar estes meios com perícia, então, além das forças de caráter, tais como a ambição exorbitante, que sempre pressiona como uma mola, uma força de vontade férrea, que dificilmente dobra-se etc., não parece haver nenhuma outra qualidade subjetiva mais propícia para guiar e inspirar a atividade estratégica, do que o estratagema”.







CLAUSEWITZ, Carl von. Da Guerra: a arte da estratégia. Tradução de Pilar Satierra. São Paulo: Tahyu, 2005.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_von_Clausewitz

Um comentário:

Daniela Peregrino e Fátima Borges disse...

Hum, entendi.

Obrigada por dar seu depoimento no meu blog. Gostei das palavras.
A propósito: me diz tua idade e profissão para eu colocar na matéria. Posso,né? O teu nome é esse mesmo que aparece no blog?

No aguardo,
Daniela Peregrino.