segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

ESPINOSA (3)



Espinosa
Em
Tratado Político.






“Os filósofos concebem as emoções que se combatem entre si, em nós, como vícios em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, deplora-los, reprová-los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los.

Julgam assim agir divinamente e elevar-se ao pedestal da sabedoria, prodigalizando toda espécie de louvores a uma natureza humana que em parte alguma existe, e atacando através dos seus discursos a que realmente existe.

Concebem os homens, efetivamente, não tais como são, mas como eles próprios gostariam que fossem.

Daí, por conseqüência, que quase todos, em vez de uma ética, hajam escrito uma sátira, e não tinham sobre política vistas que possam ser postas em prática, devendo a política, tal como a concebem, ser tomada por quimera, ou como respeitando ao domínio da utopia ou da idade de ouro, isto é, a um tempo em que nenhuma instituição era necessária.

Portanto, entre todas as ciências que têm uma aplicação, é a política o campo em que a teoria passa por diferir mais da prática, e não há homens que se pense menos próprios para governar o Estado do que os teóricos, quer dizer, os filósofos”.






ESPINOSA, Benedictus de. “Tratado Político”. Tradução de Manuel de Castro. In. ___________ Pensamentos metafísicos; Tratado da correção do intelecto; Ética; Tratado político; Correspondência. Seleção de textos de Marilena de Souza Chuaí. Traduções de Marilena da Souza Chuaí [et al.] 2ª. Edição. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bento_de_Espinosa

Um comentário:

Gaspar de Jesus disse...

Caro James
Estou aqui para agradecer o seu comentário no Arte Fotográfica, e dizer-lhe que não precisa de me lembrar esse desastre dos 6 a 2...
Ainda os tenho atravessados na garganta, só amenizados por serem encaixados frente a uma verdadeira máquina de jogar futebol.
Adoro ver jogar o nosso BRASIL, mas jogar daquela maneira nunca tinha visto!
Parabéns também por isso.
Temos muito que aprender.
Mas à medida que forem entrando jogadores brasileiros na nossa seleção a coisa irá melhorando, Já lá temos o PEPE, o DECO, e em brve também o LIEDSON.
Aceite os meus cumprimentos
Gaspar de Jesus