terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MAX WEBER



Max Weber
Em
Ensaios de Sociologia.







“Não há, absolutamente, nenhuma religião “coerente”, funcionando como uma força vital que não é compelida em algum ponto, a exigir o credo non quod, sed quia absurdum – o “sacrifício do intelecto”.


Não é necessário, e seria impossível, tratar detalhadamente dos estágios da tensão entre a religião e o conhecimento intelectual.

A religião redentora defende-se do ataque do intelecto auto-suficiente.

E assim o faz, decerto, rigorosamente baseada em princípios, formulando a pretensão de que o conhecimento religioso se move numa esfera diferente e que a natureza e significado do conhecimento religioso são totalmente diferentes das realizações do intelecto.

A religião pretende oferecer uma posição última em relação ao mundo através de uma percepção direta do “significado” do mundo.

Não quer oferecer o conhecimento intelectual relativo ao que é ou que deveria ser.

Pretende revelar o sentido do mundo não por meio do intelecto, mas em virtude de um carisma da iluminação.

Esse carisma, ao que se diz, só é transmitido aos que fazem uso da respectiva técnica e se libertam das substituições enganosas e errôneas, apresentadas como conhecimento pelas impressões confusas dos sentidos e as abstrações vazias do intelecto.

A religião que elas são, na verdade, irrelevantes para a salvação.

Libertando-se delas, o homem religioso prepara-se para a recepção da percepção importantíssima do significado do mundo e de sua própria existência”.






WEBER, Max. “Ensaios de Sociologia (Capítulo XIII)”. In. ___________ Ensaios de Sociologia e Outros Estudos. Seleção de Maurício Tragtenberg. Tradução da versão inglesa por Waltensir Dutra. 1ª. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores)


Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber

4 comentários:

Francine Esqueda disse...

Sempre complicadissimo e reflexivo!
Obrigada pela visita! Volto logo para desejar super festas!!!
bjos

Victor S. Gomez disse...

Bom texto. Prazer em conhecer seu trabalho. abraços

Entre "linhas" disse...

AS religiões são como estados estados de alma elevadas aos mais diversos patamares da vida,consoante os desejos, as ansiedades..
Um Santo e Feliz Natal
Bjs Zita

Cadu Oliveira disse...

Como sempre, o conteúdo na dose certa.

Excelente trabalho!
Grande abraço.