quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

THORSTEIN VEBLEN



Thorstein Veblen
Em
A Teoria da Classe Ociosa.







“Para a grande maioria das pessoas de qualquer comunidade moderna, a razão imediata dos gastos além do necessário ao conforto físico não é tanto um esforço consciente de se exceder nas despesas de seu consumo visível, como um desejo de manter um padrão convencional de decência quanto ao grau e quantidade dos bens consumidos.

Este desejo não é ditado por um padrão rigorosamente fixo, que deve ser alcançado e, além do qual, não há incentivo para progredir.

O padrão é flexível; e é especialmente de extensibilidade indefinida, contanto que haja tempo de se habituar a qualquer aumento na capacidade pecuniária e de adaptar-se à nova e mais ampla escala de gastos, que se segue a um tal aumento.

É muito mais difícil diminuir a escala de gastos, já adotada, do que estendê-la em resposta a um aumento da riqueza”.




“É notoriamente tão difícil abandonar um padrão de vida “elevado” como baixar um padrão que já é relativamente baixo, apesar de no primeiro caso, a dificuldade ser de ordem moral, enquanto no último poderá significar a dedução (redução) material dos confortos físicos da existência”.




“A gradação na facilidade com que se formam os diferentes hábitos em diversas pessoas, assim como a relutância em abandoná-los, indica que a formação de hábitos específicos não é simplesmente questão de sua duração.

Tendência e características de temperamento herdadas valem tanto quanto o tempo de habituação para determinar quais os hábitos que virão a dominar um esquema de vida individual.

E o tipo prevalecente das tendências transmitidas ou, em outras palavras, o tipo de temperamento peculiar ao elemento étnico dominante de qualquer comunidade, terá muito que dizer sobre o escopo e forma de expressão dos hábitos e da vida desta comunidade”.







VEBLEN, Thorstein Bunde. “A Teoria da Classe Ociosa”. Tradução de Olívia Krähenbühl. In. CIVITA, Victor (editor). Veblen. 2ª. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985. (Os Pensadores).

Sobre o autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thorstein_Veblen

Um comentário:

susana disse...

Não tenho a mania das grandezas, mas gosto de coisas bonitas. Por exemplo, tenho gasto muito dinheiro em material fotográfico. Algum em roupa e no cinema que adoro ir. Viajar também é outro capricho que se puder, gosto de abusar.
Já diz o velho ditado "Nem só de pão e água vive o homem".
Vem ver as minhas fotogrfias no deserto da Tunísia, onde ainda se encontram os cenários de star wars.