terça-feira, 21 de abril de 2009

ALBERT SCHWEITZER (2)



Albert Schweitzer
Em
Cultura e Ética.






“Toda concepção do mundo e da vida que deseje satisfazer o pensamento, é misticismo.
Ela deve tratar de dar ao ser do homem um sentido tal, que não se contente em existir no ser infinito de um modo meramente natural, e, sim, em inspirar-lhe o desejo de pertencer a ele conscientemente de corpo e alma”.


“Para apreciarmos o valor ético do misticismo, somente devemos levar em conta o que ele contém de ética, não, porém, o que faz ou diz com referência a ela”.


“Toda filosofia profunda, toda religião fervorosa será em última análise, apenas a luta por um misticismo ético e por uma ética mística”.


“O misticismo, tal como se apresenta até aos nossos dias, era abstrato e por isso conduzia à esfera do supra-ético.
A abstração mata a ética, já que esta é a relação viva à vida viva.
Devemos, pois, abandonar o misticismo abstrato e dirigir-nos para um misticismo cheio de vida”.





SCHWEITZER, Albert. Cultura e Ética. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Melhoramentos, s/data.

Sobre Albert Schweitzer clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Schweitzer

3 comentários:

Belinha Fernandes disse...

Deamasiado complicado para uma pessoa básica como eu!!
Vamos ao que importa:tens de passar no meu blogue para ver as imagens picantes que lá tenho!
Imperdível!
Boa semana!

... disse...

Sem misticismo, desculpe-me acho conversa fiada. Que ter um desenvolvimento espiritual melhor?
Sem religiosidade e emoção,, usando a razão, chegamos lá.
Ƨs, Obrigado pela visita.

Alice disse...

Oi,
Sempre tive curiosidade pra saber sobre '' Albert Schweitzer '', pra mim quando criança( faz uns 20 anos rs) era somente o nome de um hospital público em Realengo onde papai dava plantão.
Sabe como é preguiça né,sempre tive curiosidade em saber quem era a figura mais nunca procurei,nem tive saco de ''googlar''.
Foi mal pelo''mega commnents rs
Beijos

www.aliceeventos.blogspot.com