quinta-feira, 30 de abril de 2009

BERTRAND RUSSELL (2)



Bertrand Russell
Em
O Elogio ao Ócio.






“A vida universitária é tão diferente da vida no mundo exterior que, no meio acadêmico, as pessoas tendem a ficar alheias às preocupações e problemas dos homens e mulheres comuns.

Além disso, elas utilizam um jargão de tal forma especializado que em geral as opiniões que expressam deixam de exercer a influência que deveriam ter sobre o público em geral.

Outra desvantagem é que os estudos universitários são estruturados de tal forma que alguém que conceba uma linha original de pesquisa frequentemente se sente desencorajado.

As instituições acadêmicas, por mais úteis que sejam, não são os guardiões adequados dos interesses da civilização num mundo em que todos os que vivem fora de seus limites estão ocupados demais para dar atenção a atividades não-utilitárias.




Num mundo em que ninguém tenha de trabalhar mais do que quatro horas diárias, todas as pessoas poderão saciar a curiosidade científica que carregam dentro de si e todo pintor poderá pintar seus quadros, sem passar por privações, independente da qualidade de sua arte”.






RUSSELL, Bertrand. O Elogio ao Ócio. Tradução de Pedro Jorgensen Júnior. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

Sobre Bertrand Russell clique no linque abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertrand_Russell

Nenhum comentário: